terça-feira, 21 de julho de 2009

Sonhador e livre


... diria que a vergonha limita-nos perante os outros. Quando estamos sozinhos essa palavra não existe, logo também o próprio sentimento deixa de ter significado. Porque daremos então importância a algo que não nos preocupa como seres individuais que somos?
Haveria certamente muitos estudos a corroborar, esta ou aquela teoria, certa para alguns, mas posta em causa por alguém que tem uma outra.
Digamos que a vergonha nos é transmitida por quem nos rodeia, para que nos possa censurar por actos menos conseguidos, ou mesmo provocatórios que eles julgam censuráveis.
Mas estes que nos apontam o dedo em sinal de reprovação também têm descuidos, azares e atitudes menos correctas. E isto dá-me um certo gozo, não que lhes vá fazer qualquer reparo, mas a justiça é feita e a injustiça saldada.
Estes sentimentos condicionam a educação que transmito aos meus filhos, tento ser o mais assertivo possível indo até contra as minhas próprias convicções, sempre com o intuito de os proteger de uma sociedade que não suporta diferenças culturais e filosóficas. Por outro lado o meu Eu continua reivindicativo, sonhador e livre.
Não fora a minha condição de pai “responsável” e chamar-me-ia revolucionário.


1 comentário:

  1. És um ser que ninguem consegue "compreender"...
    tu não autorizas que entrem no teu mundo...
    um dia pode ser tarde...
    quem gosta e te ama sofre com isso...
    tu és bastante inteligente para entender...
    O rumo que estás a dar a tua vida...
    Mas terás aqui uma Amiga sempre que precisares.
    Beijo

    ResponderEliminar